Salve Wladi!
Lhe mando algumas referências para que vc, saiba e entenda, um pouco do que eu gosto.
Primeiro algumas fotos de onde vivo atualmente, que é um loft, para que vc entenda do que eu gostava na época que o reformei (15 anos atrás). Atualmente continuo gostando mas eu mudei bastante e estou bem aberto a novas possibilidades.
Do meu loft eu gosto:
_ dos espaços livres
_ das portas de vidro em quase toda a fachada
_ do piso de cimento queimado que é muito fácil de limpar
_ da vista
Do que eu não gosto:
_o apto é muito quente no verão pq não tem ventilação natural já que só existem janelas na fachada da frente e nenhuma na de trás.
_telhado de amianto com forro de isopor (sem comentários…)
Abrigo
Penso nesse momento inicial em construir um “teto”, um abrigo, que possa me acolher nessa minha chegada inicial à terra. Um abrigo que dê conta de me receber por períodos (+- 7, 10 dias) e que aos poucos possa ser mais estruturado para isso. Inicialmente pode ser só um teto para uma barraca, para que eu acampe ou um tambo. Numa 2nda etapa podemos subir algumas paredes de pau-a-pique e ir melhorando essa primeira construção que pode - depois que houver uma cabana, ser ou ter outra função como por ex. uma casinha de ferramentas, depósito etc.
Veja abaixo algumas referências de abrigos que acho interessantes.
Primeiro os tambos que são usados pela tradição vegetalista na floresta amazonica peruana.
Eu já estive 15 dias num desse e foi ótimo.
Essa última imagem é um bom exemplo do que penso que esse abrigo inicial pode ser. Simples, leve e poderia ser construído de madeira e pau-a-pique. Inicialmente o telhado para abrigar uma barraca, posteriormente as paredes em pau-a-pique para delimitar o espaço. Gosto também do tom claro das madeiras.
Tbém gosto dessa proposta abaixo, proposta que tem a ver com uma ocupação artística da paisagem e que tem tudo a ver comigo.
Abrigo para barraca de camping
Usando-se uma cobertura de tela de sombreamento fixada em postes.
Cabaninha
Depois desse abrigo eu penso em construir uma pequena cabana. Uma pequena construção que impacte o menos possível a terra e sua bio-diversidade. Não penso em aterrar nem fazer nenhum corte no terreno (usando máquinas) para criação de um platô ou algo parecido. Nesse sentido técnicas de bioconstrução, que utilizem materiais, mão-de-obra e saberes locais, são muito bem vindos.
Quando formos lá vc verá que a vista principal do terreno é a vista frontal, vista das montanhas mas verá também que temos uma linda vista lateral à direita que é a de uma floresta e, ela também tem que ser levada em conta. O terreno tem um platô natural na parte superior e depois tem descidas acentuadas. Ele é dividido em +- 3 partes e todas podem conter construções.
Veja abaixo a área da terra:
Vista frontal do platô superior do terreno:
Vista parcial dos fundos e da lateral direita do platô do meio do terreno:
A cabana, essa que construirei inicialmente, será pequena (+- 18m2), com banheiro externo. A ideia é que a construção seja modular. Esse pensamento modular é importante para que futuras construções possam se somar a essa inicial de forma orgânica.
Abaixo uma cabana que eu gosto muito que é a do estúdio de trabalho do arquiteto James Cutler.
Um chalé interessante e possivelmente mais viável seria algo parecido com esse que foi construído em São Lourenço da Serra.
Essa abaixo é uma grande inspiração, casa feita pelo arquiteto Gui Pauliello.
Mas calma, o que eu gosto nela são os encaixes das madeiras, as janelas frontais, o interior de madeira e como ela está assentada no terreno. Claro ela é uma casa grande para uma família grande mas poderíamos usar como referência apenas 2 dos 6 módulos dela. Veja abaixo:
Assim numa 1ª fase construiríamos o módulo da esquerda (quarto/cozinha e banheiro) e depois numa 2ª etapa o módulo da direita com sala/cozinha e quarto.
Jana me mostrou algumas fotos da nova casa dela, da parte que ela chama de “estúdio do Beto” e ela me pareceu bem legal podendo ser usada como inspiração para essa 1ª cabana já que o perfil do meu terreno é o mesmo do deles.
Poderia lhe encher de referências mas a real é que no momento estou sem $ pra construir quer coisa então sendo bem pé no chão vamos focar nas referências do abrigo que lhe enviei acima e levantar um orçamento.
Conto com você para isso e com a aquela possibilidade de eu ser o seu assistente durante a construcão. Gostei disso!