SOL(noro)
é o encontro dos gongos de Jorge Peña com as tigelas sonoras de Luiz Duva. Um encontro entre diferentes frequências, tons e overtones. Um encontro entre diferentes sensibilidades e sutilezas, um encontro baseado na escuta, no coração e no silêncio.
Jorge Peña
SOL(noro) é de humano para humano, não tem partitura, não tem regras à seguir. É aberto a todxs.
Luiz Duva
SOL(noro) é um espaço criado para que as frequências sonoras possam conduzir as pessoas de encontro ao seu sagrado, à sua essência.
SOL(noro) é escalonável e pode acontecer em um espaço, de tamanho e forma variável, com muitas ou poucas pessoas.
Como acontece:
Ao entrar o público é recebido por Jorge e encaminhado ao espaço que foi especialmente preparado para o encontro. As luzes estão apagadas tendo apenas no meio do espaço um ponto de luz que parece flutuar: é o que chamamos de SOL. O público se acomoda ao lado ou ao redor desse ponto de luz, se faz um longo silêncio e quando for o momento certo o encontro começa.
Os elementos desse encontro:
Gongos e tigelas sonoras:
Os gongos e as tigelas sonoras, também conhecidas como tigelas de metal do Himalaia ou singing bowls, são instrumentos musicais de origem milenar cujo som é provocado pela sua vibração. Tem a capacidade de emitir uma miríade de frequências, tons e overtones sonoros que podem ser usados tanto para fins musicais como para fins de elevação vibracional seja física e/ou de consciência.
Sol:
O SOL é um um objeto esférico que emite luz monocromática que “paira” no centro do espaço do encontro. Sua função é a de criar uma atmosfera propícia à contemplação e a meditação para que o público passe do mundo externo - do mundo do estado da mente discursiva, para um estado de transcendência física e mental.
Durante o encontro a intensidade da luz emitida pelo SOL será controlada por um dos artistas ou por um iluminador de forma que auxilie ou intensifique a criação de diferentes paisagens e/ou atmosferas sonoras visuais. Reforçamos porém que em nossos encontros o protagonismo é o das frequências sonoras e não o da luz ou mesmo dos artistas. Isso para nós é de extrema importância.
Os artistas:
Jorge Peña é sonoplasta, compositor e terapeuta holístico.
Luiz Duva é artista visual e sonoro - desenvolve pesquisa e práticas no campo da arte e da cura sonora.
O público:
Necessidades técnicas para a realização de SOL(noro):
Rider técnico fornecido pelos artistas:
Gongos, tigelas sonoras e SOL (objeto iluminador).
Suportes para os instrumentos e para o SOL.
Mesa de iluminação para o SOL.
Rider técnico fornecido pelo contratante:
Site especifico , sala, teatro ou edificação contendo palco italiano, semi arena ou arena para a acomodação do público e dos instrumentos para a realização do encontro.
Energia elétrica, corrente 110 e 220v, disponível no local.
Necessidades extras:
Transporte de ida e volta, para Jorge + instrumentos, até o local da apresentação.
Transporte de ida e volta, para Duva + instrumentos, até o local da apresentação.
Assistente de montagem para Jorge.
Técnico de iluminação.
Contratação de um fotógrafo documentarista (foto, áudio e vídeo) para documentação do encontro.
Redes sociais:
Divulgação criada e promovida pelos artistas em suas redes sociais + uso das redes sociais e mailing do contratante para divulgação do encontro.
Custos:
Os custos para a realização de SOL(noro) são artísticos e de produção. Os artísticos são relativos ao cachê dos facilitadores (Jorge e Duva) e os de produção os relativos às necessidades extras descritas acima.
Os custos artísticos e de produção devem ser cobertos pelo contratante ou organizador do encontro SOL(noro).
Caso haja bilheteria a mesma pode ser abatida do valor do cachê dos artistas. Havendo excedente este deve ser dividido na proporção de 30% para o contratante e 70% para os artistas.
Para mais informações fale conosco pelos e-mails:
(Jorge Peña)
(Luiz Duva)
Contra-partida social:
Junto com o pagamento do ingresso haverá a captação e doação de alimentos não perecíveis à famílias necessitadas (sugestão de 01 kg de alimento por pessoa que participar do encontro).
Será oferecido também uma oficina de 04 horas para ampliação do universo sonoro visual dos interessados.